quarta-feira, 8 de julho de 2009

Gestar II - Matemática



























A primeira tarefa proposta pela tutora Giseli hoje, foi a atividade 1 – em duplas – para relembrar o que são polígonos e posteriormente criar em papel cartolina um polígono diferente. A parte prática dessa tarefa foi bastante desafiadora e exigiu muito esforço intelectual e manual dos participantes, consignando que foi muito gratificante a conclusão das peças prontas. Na seqüência, foi proposta a parte B – que trata da confecção de uma figura chamada caleidociclo, com o objetivo de trabalhar as dimensões das figuras (bidimensionais, tridimensionais, etc.), descrevendo algumas de suas características, estabelecendo relações entre elas e aprendendo suas nomenclaturas próprias. Na parte prática dessa atividade – na atividade 3 – pintamos, recortamos e montamos a figura proposta, o que exigiu esforço criativo na escolha das cores, além de certa coordenação motora no recorte e montagem da peça. Após a conclusão e execução de todos os trabalhos dentro da matemática com as peças já mencionadas, concluímos que se pode trabalhar a paciência, a coordenação motora, as formas geométricas, o comprimento, as circunferências, as áreas de superfície, o raio de círculo, as dimensões da figura, os cálculos de volume de ares, retas, diagonais, pontos, perímetros de figuras, dentre outros itens de acordo com a criatividade dos professores em sala e das sugestões propostas pelos alunos, aliados ao conteúdo programático da disciplina, correlacionada a série final do ensino fundamental.

Vou deixar postado aqui as fotos dos trabalhos que realizamos na parte prática que ficaram ótimos e que serve de idéia para os professores de matemática que estão em sala. Deixo também os moldes pra quem interessar trabalhar....é só clicar.... e inovar....vamos trazer a matemática para o concreto....os alunos vão adorar.....

Um comentário:

  1. ah se eu fosse professora de matemática adoraria trabalhar neste estilo!!!!!!!!!!!!!
    Ana

    ResponderExcluir